Cresce inadimplência com cheques em novembro
O número de cheques devolvidos no Brasil cresceu em novembro deste ano, de acordo com informações da Serasa Experian publicadas nesta segunda-feira
No mês passado foram devolvidos 2,19% de cheques em todo o país, contra 1,92% de devoluções registradas em outubro. Em novembro de 2010, o índice foi de 1,68%.
No acumulado do ano, o volume de cheques sem fundos também cresceu, com 1,95% de devoluções, ao passo que em igual período do ano anterior, o percentual registrado foi de 1,77%.
“O aumento nos cheques sem fundos em novembro reflete as compras parceladas com pré-datado no Dia das Crianças. Alguns estabelecimentos recebem o pré-datado de forma equivocada, observando apenas o documento de identidade. No entanto, o pré-datado é venda a prazo, financiada, parcelada, e deve passar por avaliação de crédito para ser aceito”, avaliaram os economistas da Serasa.
Ainda segundo o indicador, de janeiro a novembro, Roraima foi o estado com o maior percentual de cheques devolvidos (12,31%).
São Paulo, por sua vez, foi o estado de menor percentual (1,45%).
Entre as regiões, a Norte foi a com maior percentual de devolução de cheques nos onze primeiros meses de 2011, com 4,15%. Na outra ponta do ranking está a Sudeste, com 1,56%.
Fonte: Brasileiro Econômico