Índice de inadimplência cai pelo 3º mês seguido em MS, diz SPC
Queda verificada em agosto foi de 0,45 ponto percentual, segundo órgão.
Consumidor está aprendendo a lidar melhor com dinheiro, diz economista.
Veja o video da materia em: G!
O índice de inadimplência recuou pela terceira vez consecutiva este ano em Mato Grosso do Sul, segundo o Serviço de Proteção ao Crédito. Em agosto, o índice foi 0,45 ponto percentual menor do que no mesmo mês de 2011. De acordo com o SPC, o resultado era previsto, tendo em vista o menor ritmo de crescimento nas vendas relativas ao Dia dos Pais.
Para o economista Eugênio Pavão, a queda no índice de inadimplência sinaliza que a economia do país vai bem, e que o consumidor está aprendendo a lidar melhor com o próprio dinheiro, usando recursos para quitar as dívidas. “É um sinal de que as pessoas estão se organizando. Caindo a inadimplência, as pessoas vão poder fazer compras no segundo semestre até o natal”, prevê.
Ainda segundo Pavão, o consumidor deve ficar atento às taxas de juros para não ter o nome sujo novamente. As taxas mais altas são cobradas pelos cartões de crédito, em média 12%. Em seguida está o cheque especial, com média de 6%. A modalidade mais atraente é o empréstimo consignado com desconto em folha, com juros médios de 2%.