Pacto para promover investimento e consumo – É oque quer novo ministro das finanças italiano.
O novo ministro das finanças de Itália, que hoje toma posse com o resto do governo, quer impulsionar o crescimento na terceira maior economia da Zona Euro através de um pacto para dinamizar o investimento
e o consumo.
Fabrizio Saccomanni, ex-diretor do banco central italiano, disse ao jornal ‘La Reppublica’ que pretende promover um “pacto” entre os bancos, as empresas e os consumidores que retire “o fator psicológico da incerteza” que tem bloqueado os investimentos e a despesa.
Saccomanni disse que “um esforço coordenado” poderá “restaurar a preciosa confiança” na economia e acrescentou que pretende “restruturar a despesa” – uma medida que será seguida de perto pelos investidores preocupados com a dívida de dois biliões de euros do país.
O ministro não deu mais pormenores sobre a restruturação nem mencionou eventuais aumentos de impostos ou planos de aumento de orçamentos.
Itália sofre atualmente a mais longa recessão em 20 anos e o novo governo, liderado pelo primeiro-ministro Enrico Letta terá de agir depressa para assegurar os parceiros europeus de que consegue promover o crescimento.
O novo ministro disse que apoiará “as empresas e a população mais fraca” após meses de um duro programa de austeridade imposto pelo ex-primeiro-ministro Mario Monti.
Fopnte: Sicnoticias