Apesar da crise serasa relata que em 2012 crédito ao consumidor subirá
As concessões de crédito ao consumidor devem continuar crescendo em 2012, de acordo com o indicador da Serasa Experian divulgado nesta quarta-feira que mede a perspectiva de crédito para os próximos seis meses. Conforme o levantamento, apesar do recuo de 0,2% em novembro, o indicador continua acima dos 100, a 101,2, o que mostra que as concessões continuarão em evolução, porém em um ritmo um pouco mais lento do que foi verificado em 2011.
Segundo economistas da Serasa, o consumidor está mais endividado e, por isso, mesmo com as medidas de incentivo ao consumo do governo (corte de juros e isenções tributárias), em 2012 o crédito deve entrar em uma trajetória moderada de expansão.
O indicador que mede a perspectiva de crédito para as empresas para os próximos seis meses cresceu 0,1% em novembro, atingindo o valor de 99,3, a primeira variação positiva em doze meses, o que sinaliza que o ritmo de concessões de crédito poderá voltar a se acelerar antes do final do primeiro semestre de 2012 para a categoria.
Para os economistas da Serasa, as reduções da taxa básica de juros (Selic), aliada a outras medidas do governo que incentivam o consumo, devem contribuir para a retomada do crescimento da economia em 2012, favorecendo a busca por crédito.
Fonte: Terra – Notícias