Em 12 anos inflação do primeiro trimestre é a menor
Há muitos anos o consumidor brasileiro não sofre tão pouco com o aumento dos preços no primeiro trimestre. Entre janeiro e março, a inflação atingiu 1,22%, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O último menor resultado para igual período nos anos anteriores ocorreu em 2000. Naquela época, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) atingiu alta de 0,97%.
No ano passado, época em que as chuvas prejudicaram a produção agrícola e impactaram os preços pela oferta, o trimestre teve inflação de 2,44%.
O IPCA é o indicador oficial de inflação do País. As variações médias apresentadas nele refletem o que as famílias com renda de até 40 salários-mínimos encontraram nas prateleiras.
Segundo avaliação do IBGE, com exceção aos grupos alimentação e bebidas e transportes, todos os outros contribuíram para o resultado de março, com alta de 0,21%, que ajudou a segurar o registro trimestral.
Março apresentou desaceleração no IPCA em relação a fevereiro, passando de 0,45% para 0,21%. Desde 2009 que o resultado de março não é tão baixo, já que naquele mês a expansão média dos preços foi de 0,20%.
Sobre o terceiro mês do ano passado a distância foi ainda maior, com diferença de 0,58 ponto percentual para baixo.
GRUPOS – Os alimentos e bebidas encareceram 0,25% no mês passado. As despesas com habitação ficaram 0,48% mais caras. Os transportes tiveram alta média nos preços de 0,16%. E os serviços, produtos de saúde e cuidados pessoas e Educação apresentaram encarecimento de, respectivamente, 0,38% e 0,54%. As despesas pessoais também subiram 0,55%. Artigos de residência (-0,40%), vestuário (-0,61%) e comunicação (-0,36%) caíram.
Fonte: Diário do Grande ABC