Serasa informa que inadimplência tem perspectiva de queda
Embora a situação atual de atrasos nos pagamentos por parte dos consumidores ainda seja preocupante e gere dificuldades no acesso ao crédito, o Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor recuou 1,4% em março de 2012, atingindo o patamar de 98,2 pontos.
O recuo vem na sequência de uma série de quedas mensais, as quais ocorrem desde o terceiro trimestre de 2011, e sinaliza que o patamar de inadimplência dos consumidores já estará menor no segundo semestre deste ano em relação aos níveis apresentados nos primeiros seis meses de 2012.
O menor ritmo de crescimento do endividamento do consumidor, o maior rigor na concessão de crédito por parte dos agentes financeiros e a continuidade dos ganhos salariais acima da inflação deverão sustentar esse movimento gradual, salientam os economistas da Serasa Experian.
Empresas – Por sua vez, o Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência das Empresas cresceu 0,8% em março de 2012, a menor taxa de expansão em seis meses. Este resultado, apesar de desfavorável, aponta para um enfraquecimento da deterioração do quadro de inadimplência das empresas.
O lento processo de reativação do crescimento econômico, o nível ainda elevado da inadimplência dos consumidores e a fraca conjuntura internacional tenderão a manter pressionado o nível de inadimplemento das empresas ao longo dos próximos meses, observam os economistas da Serasa Experian.
Fonte: Diário do Grande ABC