Serasa informa que índice de qualidade de crédito ao consumidor está alta
A qualidade de crédito ao consumidor atingiu o nível de 80,4 pontos nos três primeiros meses do ano, segundo a Serasa Experian.
O indicador aumentou em relação ao último trimestre avaliado, sendo que o resultado do primeiro trimestre de 2012 é o mais alto desde o mesmo período de 2010.
O indicador avalia a probabilidade de se registrar inadimplência nos próximos 12 meses.
Como o índice está acima dos 50 pontos, o resultado indica que há menor probabilidade de que os consumidores venham a deixar de efetuar os pagamentos em dia.
Os fatores que levaram ao índice deste primeiro trimestre foram a queda dos juros, retração da inflação, o nível baixo de desemprego e o aumento mais moderado do endividamento.
Avaliando-se regionalmente, a qualidade de crédito ao consumidor apresentou resultado mais positivo no Sudeste e no Sul, que registraram 80,8 e 85,3 pontos, respectivamente.
Além disso, estas regiões ficaram acima da média registrada no país, que foi de 80,4 pontos.
Já na avaliação levando-se em conta a renda dos consumidores, os consumidores que recebem entre R$5 mil e R$10 mil mensalmente, tiveram queda no nível do índice de qualidade do crédito, sendo que o indicador passou de 92,0 para 91,9 pontos.
Fonte: Agência Notícia