Proteja-se de Fraudes
de Cobrança
São muitos os golpes que ocorrem no Mercado de Crédito e atingem muitas empresas, seus fornecedores e consumidores finais, além de atrapalhar o dia a dia das instituições financeiras, onde seus gestores precisam providenciar com agilidade a resolução dessas fraudes de cobrança, tendo também altos custos operacionais. Como se proteger?
O caso mais comum é de falsidade ideológica, no qual o estelionatário obtém os dados de um terceiro de forma ilícita e realiza a cobrança no nome deste para obter o dinheiro da vítima. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) ensina como identificar se um boleto de cobrança é falso:
- • Antes de pagar o valor do título, confirme que as informações referentes ao cedente condizem com os dados de quem lhe vendeu o produto ou serviço;
- • Certifique-se de que o logotipo impresso no corpo do boleto de cobrança corresponde ao banco cujo código consta no início da linha digitável;
- • Se o código de barras estiver com falhas, apresentando espaços excessivos entre as linhas ou qualquer outra alteração que impeça o reconhecimento pela máquina leitora, desconfie e não pague aquele boleto;
- • Sempre que tiver dúvidas sobre a veracidade de uma duplicata, procure o fornecedor que o emitiu e confirme as informações do documento;
- • Evite reimprimir o boleto em qualquer site que não seja o do banco emissor do título;
- • O código do banco está impresso nos três primeiros números da linha digitável e pode ser verificado no site da Febraban.
Por isso, fique atento, sempre que receber uma cobrança indevida identifique se as informações são verdadeiras e evite prejuízos financeiros.
A Império Cobranças não envia e-mails de cobrança para pessoas físicas ou jurídicas. Jamais pague boletos enviados por e-mail ou passe os seus dados de cartão de crédito, a menos que conheça o remetente e tenha ciência da dívida.